Data de publicação: 22-05-2023 21:44:00 - Última alteração: 28-05-2023 23:01:21

Lambuzados protestam em Nova Lima e Raposos

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Robson Rodrigues

Atos em defesa do Rio das Velhas e dos atingidos pelo minério, acontecem na manhã do próximo domingo (28). Serão duas performances artísticas em comemoração ao primeiro ano de criação do Coletivo Lambuzados. 

O 1º Ato Performático será às 9h, na ponte de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, próximo  a  Estação de Tratamento de Água Bela Fama. Local onde aconteceu um derramamento de rejeito de minério, em 21 de março deste ano. 

O 2º Ato está previsto para acontecer às 11h, na ponte principal de Raposos, local apontado pelos ambientalistas como um dos trechos onde passam águas contaminadas, que fazem vítimas, crimes quase sempre sem as devidas reparações. 

De acordo com o  artista Severino Iabá, o protesto tem o objetivo de alertar para a grave situação de degradação do Rio das Velhas, além de prestar solidariedade às vítimas das enchentes, que sofrem com a contaminação por esgoto e rejeito de minério.

Intervenção artística

Iabá montará uma instalação artística num banco de areia no meio do rio, utilizando-se dos estandartes usados nas performances. A obra vai permanecer no local por algumas horas.

A intervenção artística marcará os 30 anos da chegada do pernambucano a Minas Gerais. Severino, fundador do projeto Boi Rosado Ambiental, fará a doação de mudas produzidas no viveiro sediado em Contagem. Dessa vez, serão mudas de jequitibá, pau-brasil e ipê.

Os Lambuzados

O coletivo artístico independente “Os Lambuzados” é formado por artistas, ambientalistas e moradores de BH, Contagem e região metropolitana. Foi criado a partir do Levante Performático pelo tombamento da Serra do Curral, realizado na Feira de Artesanato da Av. Afonso Pena, em 29 de maio de 2022. 

Desde então, “Os Lambuzados” esteve em diversos espaços para apoiar lutas socioambientais que defendem as serras, as matas e os rios de Minas.

Com estandartes e objetos de arte criados pelo artista Severino Iabá, o coletivo “Os Lambuzados” já é um símbolo de luta contra os crimes ambientais, em especial aos relacionados à mineração predatória.



Informações: @coletivolambuzados

Links relacionados

“Os Lambuzados” fazem ato performático no Carnaval de BH 

Ato de Amor em defesa da Serra do Curral



 
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br