Data de publicação: 28-02-2024 21:07:00 - Última alteração: 28-02-2024 21:42:44

Protestos se multiplicam contra Stock Car BH, na Pampulha

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Redes Sociais

Ambientalistas e moradores do entorno do Mineirão, na Pampulha, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (28), pela Prefeitura de Belo Horizonte - PBH, cortando árvores para concretizar o projeto da Stock Car BH. A tarde o protesto foi na porta da prefeitura.

População de BH e da região da Pampulha foi literalmente atropelada pela decisão. A PBH afirma que serão cortadas 55 espécimes no entorno do Mineirão, mas 668 novos plantios serão feitos pelos organizadores da corrida.

A exatamente oito dias, na quarta-feira (21), o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) de BH, aprovou na o evento e concedeu a Licença Ambiental para cortar as arvores e dar prosseguimento ao projeto de construir uma pista de corrida na Pampulha.



Parecer contraditório do Comam 

O parecer do Comam, destacou os efeitos negativos com a supressão das árvores para a construção do autódromo. Os conselheiros até ressaltaram os benefícios das árvores para o ambiente. 

Ressaltaram a capacidade das árvores de melhorar a qualidade do ar, de reduzir a temperatura e falaram sobre a  importância da biodiversidade. O parecer mencionou também os impactos sonoros que a corrida pode causar, principalmente no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mesmo após ressaltarem todos os malefícios do projeto e do evento automobilístico no entorno do Mineirão, dez dos doze conselheiros do Comam aprovaram as supressões das árvores. 

O fenômeno contraditório acontece com frequencia nos demais conselhos municipais e estaduais. Na maioria dos conselhos estão representantes alinhados aos interesses governamentais, por isso, quase nunca, os votos dos representantes da sociedade civil conseguem impedir a aprovação dos pedidos de supressões de arvores. 

Para realizar a Stick Car BH, além das supressões de árvores, também haverão remoções de canteiros centrais, passeios, postes e a Avenida Carlos Luz sofrerá alargamentos.


Manifestação

Na tarde desta quarta-feira (28), manifestantes protestaram na avenida Afonso Pena, no Centro de BH, contra o corte de árvores na Pampulha. O protesto contra a realização da Stock Car no entorno do Mineirão, se concentrou na portaria da Prefeitura de Belo Horizonte.

A manifestação vez com que a pista da Afonso Pena, sentido Mangabeiras, fosse fechada. Os manifestantes usaram galhos para interditar a via e segurando cartazes, gritaram palavras de ordem contra a  Stock Car no Mineirão. Assim, o descontentamento foi mostrado para o prefeito da capital, Fuad Noman (PSB).

A primeira prova da Stock Car em BH está prevista para acontecer em 18 de agosto e até o evento de lançamento já foi marcado para acontecer no Palácio da Liberdade. O projeto encabeçado pelo empresário Sérgio Sette Câmara e pela Minas Arena - administradora do Mineirão, tem o apoio da Prefeitura de BH e do Governo do Estado. 

A reportagem do DC Online solicitou o posicionamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, a cerca do projeto automobilístico próximo ao conjunto arquitetônico da Pampulha. Aguardamos retorno.

Link relacionado

Cortes de árvores para realizar Stock Car em BH, desagrada moradores e ambientalistas
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br