Data de publicação: 20-01-2020 18:56:00 - Última alteração: 22-01-2020 23:04:03

Familiares de vítimas da síndrome nefroneural prestam depoimentos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Internet/Reprodução
 
Quatro familiares de vítimas de intoxicação por dietilenoglicol foram ouvidos na 4ª Delegacia de Polícia Civil Barreiro, no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (20). Entre eles, o da única vítima fatal com confirmação da síndrome nefroneural.
 
Segundo a corporação, os depoimentos vão ajudar na elucidação dos acontecimentos que antecederam a intoxicação. Ainda nesta semana, outras pessoas devem ser ouvidas.
 
O delegado que preside o inquérito, Flávio Grossi, encaminhou à Justiça um pedido de exumação do corpo da mulher que morreu em 28 de dezembro em Pompéu, na região Central de Minas Gerais. A suspeita é de que essa tenha sido a primeira morte em decorrência da doença, mas a presença da substância tóxica na cerveja Belorizontina ainda não tinha sido descoberta, na época.
 
Investigações
 
Também nesta segunda-feira, outras equipes da Polícia Civil estiveram na fábrica da Backer para tirarem dúvidas sobre o processo de fabricação da bebida, e novas amostras foram coletadas no local.
 
“Insta ressaltar que a empresa cooperou com os trabalhos, como tem sido desde o início das investigações”, informou a corporação.
 
Já as amostras coletadas na semana passada na cervejaria e na empresa responsável por fornecer o monoetilenoglicol ainda estão sendo analisadas por peritos do Instituto de Criminalística e não há previsão para a conclusão dos laudos.
 
Novas vítimas
 
A Polícia Civil ressalta ainda que quem tiver ingerido a bebida contaminada e sentir-se prejudicado deve procurar qualquer unidade policial para registrar um boletim de ocorrência. A queixa será apurada e poderá ser incluída no inquérito policial.
 
Até o momento, 21 casos de síndrome nefroneural foram notificados no Estado, sendo quatro deles confirmados por exames laboratoriais (incluindo o de uma vítima fatal).
 
Matérias relacionadas
Polícia Civil analisa vídeo entregue pela cervejaria Backer
Síndrome nefroneural: polícia cumpre mandados em Contagem
Morre mais uma vítima da síndrome nefroneural
Polícia Civil confirma segunda morte associada ao consumo de cerveja
Polícia encontra substância tóxica em mais um lote de cervejas Backer
Força-tarefa atualiza informações sobre síndrome nefroneural
Após encontrar substância tóxica em cerveja, polícia faz diligências
Doença desconhecida causa morte em Minas Gerais
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br