Data de publicação: 29-04-2021 17:49:00

APA Parque Fernão Dias começa a ser revitalizada

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Janine Moraes/PMC
 
Fechado para o público há quase uma década, o Parque Fernão Dias, em Contagem, começou a receber as primeiras intervenções resultantes de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a prefeitura e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Desde 2016, o local foi transformado em uma Área de Preservação Ambiental (APA), e, há cerca de um ano e meio, a gestão passou a ser compartilhada entre o Estado e o município.
 
Capina e roçagem da vegetação, demolição parcial e reformas de estruturas com condições inadequadas de uso, como restaurante, banheiros e outras edificações, são algumas das medidas que serão adotadas pelos próximos 15 dias.
 
Na última quarta-feira (28), a prefeita Marília Campos (PT) esteve no parque acompanhada pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard; pela secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão; por deputados, vereadores e integrantes do conselho consultivo da APA.
 
“Já estamos em discussão com o governo estadual e trabalhando para a obtenção de recursos de outras fontes para ser possível consolidar a abertura e, na sequência, a manutenção adequada da unidade de conservação. A expectativa é que o governo do Estado repasse cerca de R$ 2 milhões para que isso seja possível. E, além disso, vamos buscar futuramente parcerias com o setor privado que possibilitem a manutenção do parque”, adiantou a prefeita.
 
Passado distante
 
A APA Parque Fernão Dias já abrigou alguns dos principais atrativos da cidade, como o único velódromo de Minas Gerais, além de 23 quadras poliesportivas, dois campos de futebol, playground, pista de bicicross, minicidade, mirante, trilhas e uma lagoa. Desde 2012, quando o local foi interditado e fechado, no entanto, vem sofrendo degradações e invasões constantes.
 
A área tem uma extensão de 984 mil metros quadrados e está estrategicamente localizada entre a Via Expressa e a BR-381, na divisa entre Contagem e Betim. Quatro cursos d’água foram identificados no interior da reserva ambiental. Entre as espécies da flora encontradas no local estão o ipê amarelo, símbolo do Brasil, e o jacarandá da Bahia, uma espécie ameaçada de extinção. Também é possível observar espécies da fauna como as aves anambé branca do rabo preto, gavião caboclo e cuitelo, também ameaçado.
 
“É um espaço que minimiza as enchentes urbanas, porque tem uma área importante de infiltração no solo de água da chuva, que auxilia no equilíbrio do clima e na purificação do ar devido à cobertura vegetal. Estamos prestando, acima de tudo, um grande serviço ambiental não só para os contagenses, mas para toda a população mineira”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável durante a visita à unidade.
 
Matérias relacionadas
Documentos do PMI da APA Parque Fernão Dias devem ser entregues até sexta-feira
APA Parque Fernão Dias entra em programa estadual de concessões
Gestão da APA Parque Fernão Dias será compartilhada
Criação de área de proteção para Parque Fernão Dias é aprovada na ALMG
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br